Caminhos de Pedra

A história em forma de arquitetura, paisagens e cultura de um povo que lutou para ser o que é. "Museu vivo" que resgata o passado em busca da valorização e preservação dos costumes dos imigrantes italianos. Uma visão presente de um núcleo arquitetônico erguido no apogeu da imigração em seus diversos aspectos, moinho, cantina colonial, casa de massas caseiras, dos teares, de doces, da erva-mate e das ovelhas, são alguns dos estabelecimentos consagrados pelos turistas. www.caminhosdepedra.org.br

Maiores informações:
Associação Caminhos de Pedra
Fone: (54) 3454.5702


 

Parque Temático Epopéia Italiana

Visitar o Parque é embarcar numa verdadeira viagem pelo tempo que conta a história real de um casal de imigrantes italianos, Lazaro e Rosa. A visita é envolvente e faz sentir as emoções e necessidades que os imigrantes tiveram, desde que saíram da Itália até chegar ao Brasil. O espetáculo é acompanhado de degustação de vinhos, suco de uva e biscoito típico italiano.

Maiores informações:
Parque Temático Epopéia Italiana
Fone: (54) 3454.1789


 

Passeio de Maria Fumaça

 passeio turístico de trem à vapor é uma grande atração na Serra Gaúcha. São 23 quilômetros de percurso com 1h30min de duração, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio, a festa é comandada pelo coral típico italiano, pela dupla que toca a tarantela e pelos gaúchos.

Maiores informações:
Giordani Turismo
Fone: (54) 3452.6042


 

Vale do Rio das Antas

O Vale do Rio das Antas é um local de extrema beleza cercado por uma paisagem exuberante. Neste trajeto, o visitante encontra tendas de produtos coloniais, artesanato e lancherias com vista panorâmica. A 25 km de distância da cidade, está situada a Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como "Ponte do Rio das Antas" uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos. O visitante poderá observar as águas do Rio das Antas formando uma enorme "ferradura" ao redor de uma montanha.

Maiores informações:
Associação Vale das Antas
Fone: (54) 2621.2720


 

Vale dos Vinhedos

Num vale mágico que corre por entre as divisas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, logo que o imigrante italiano estendeu suas latadas e espaldeiras pelas altas encostas circundantes, entendeu estar numa região privilegiada por um clima consagrado ao cultivo da vinha. Trabalhou, então a terra, e a ela entregou as mais finas castas que desenvolveram-se naturalmente e o lugar tornou-se o Vale dos Vinhedos. E de forma natural, também, assumiu o ato pioneiro de estabelecer-se como a primeira região demarcada com o selo de Origem Controlada do país. 

Maiores informações:
APROVALE
Fone: (54) 3451.9601