Viajar por esta região é descobrir sentimentos, simbologias, conhecer a essência de um povo e envolver-se com suas encantadoras belezas naturais. A cultura gaúcha e a natureza exuberante são os principais atrativos dos Campos de Cima da Serra.
Contada por pessoas, por paisagens, pelo sabor da típica comida gaúcha, pelo vento, pelo fogo de chão, pela hospitalidade e pelo misticismo que envolve as rodas de chimarrão. Quem visita os Campos de Cima da Serra sente-se em casa e descobre porque a tradição do gaúcho é tão forte e capaz de tornar uma região inteira inesquecível.
Venha visitar a região serrana do Rio Grande do Sul e desfrute de momentos agradáveis de tranqüilidade e aconchego em meio à natureza.
Se você ainda não conhece, essa é uma ótima oportunidade para conhecer a linda serra gaúcha, cidades como Canela, com clima agradável, vegetação exuberante e pontos turísticos inesquecíveis, linda e hospitaleira a qualquer visitante. Ou ainda Gramado, naturalmente europeia, com o tradicional chocolate, parques, gastronomia variada e muitas outras atrações que irão marcar o seu passeio.
A Região das Hortênsias é composta por cinco municípios: Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula, estão localizados na Serra Gaúcha a 115 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Esses municípios são um mix entre os rodízios e os restaurantes requintados. Os ônibus de excursão e os hotéis de charme. O pop e o refinado. Democráticas, essas cidades não excluem ninguém, pelo contrário, cada vez mais inventam bons motivos para trazer gente à cidade; Em Canela o Festival de Teatro de Bonecos cria um clima de magia onde criaturas inanimadas ganham vida; a Festa do Folclore de Nova Petrópolis e as cavalgadas e rodeios de São Francisco de Paula preservam a cultura.
Região da Uva e Vinho, como é conhecida a região de colonização italiana. O Vale dos Vinhedos representa mais de 50% de toda a produção vinícola do país. O enoturismo (viagem motivada pela apreciação de vinhos) é fortemente trabalhado nesta região.
Um passeio de um ou dois dias é bem vindo para conhecer este pedaço da Serra Gaúcha, não somente pelas vinículas mas também pelo charme da arquitetura colonial inspirada em construções do Veneto e da Calábria na Itália. Como você pode ver Canela está no centro, de um raio de aproximadamente 100 km, dos maiores atrativos turísticos do Rio Grande do Sul. Você pode verificar as diferenças étnicas com suas respectivas culturas, e também apreciar as mais belas paisagens da região.